Como fazer grama para gatos gatinho
DIY, Plantas

DIY – Como plantar grama para gatos

Como todos que seguem o nosso Insta (@ap202blog) devem saber, eu e o Rob adotamos um gato, o Chilli (de pimenta, sabe?).

A verdade é que gatos filhotes são muito arteiros. Gostam de explorar, brincar, pular, morder. E o Chilli ainda se descobriu um verdadeiro destruidor de plantas. Sabe as minhas lindas suculentas? Pois bem, são elas mesmo o alvo de patadas, mordidas e quando vejo, meu jardim foi todo a baixo.

No começo, pensei que ele fazia isso só pelo prazer de ver os vasos caindo chão (e não estava totalmente errada, pois gatos amam testar as leis da gravidade com objetos inofensivos). Mas aí percebi que ele gostava mesmo de arrancar pedaços e mastigar as coitadas das suculentas. Os filhotes de suculentas não tinham nem chance: ele arrancava da terra mesmo. Então fui pesquisar na interwebs para ver se isso era normal dos gatos ou se era o meu tava ficando lelé da cuca. E o que eu descobri, pasmem, é que é instinto eles comerem plantas.

 

O Chilli ama dormir no meio das nossas plantinhas! Ele já derrubou vasinhos "sem querer" e mastigou plantinhas por querer! Mas mesmo assim, eu não resisto vendo ele dormir tão gostoso entre as suculentas. Tá liberado Chilli boy: você pode reinar no meu jardim!

O Chilli ama dormir no meio das nossas plantinhas! Ele já derrubou vasinhos “sem querer” e mastigou plantinhas por querer! Mas mesmo assim, eu não resisto vendo ele dormir tão gostoso entre as suculentas. Tá liberado Chilli boy: você pode reinar no meu jardim!

 

Por que os gatos comem plantas?

Gatos amam tomar banhos eternos. Se deixar, eles ficam naquele lambe lambe o dia todo. Nesse processo, eles engolem muitos pelos, que podem irritar o estômago.Quem é dono de gato talvez já tenha tido o desprazer de encontrar um vômito de bolinha de pelo.

Então, o que acontece é que para se livrar dessas obstruções de pelos, os gatos por instinto comem  grama (ou suculentas mimimi) como um remédio natural. Essas fibras vegetais vão regularizar o intestino e auxiliar na limpeza de bolos de pelos acumulados no estômago ou intestino.

 

Cuidado com plantas que podem ser tóxicas

Se você mora em uma casa em que seu animal tem acesso à rua, talvez você nunca veja o seu gato comendo grama, pois ele faz essas escapadas e quando volta ele já comeu os matinhos. Mas se, assim como a gente, você mora em apartamento, é legal que você disponível uma grama para o seu gatinho. Dessa maneira, você evita que ele coma as suas plantas ornamentais. Eis que aí vem um cuidado especial! Muitas plantas ornamentais podem ser tóxicas para os gatos e é importante que você deixe ele longe delas. Clique aqui e leia no Portal de Medicina Felina quais são essas plantas.

 

Como fazer a grama para gatos?

Uma solução bacana para quem mora em apartamento, e o gato não pode dar os seus passeios, é plantar uma grama especial para ele. Dessa maneira, você evita que o gato coma as suas plantinhas e ainda proporciona agradáveis momentos de degustação. Em pet shops e agropecuárias existem pacotinhos com sementes de grama para gato ou, até mesmo, o vasinho pronto para comprar. Mas existe um jeito super fácil de fazer uma grama para o seu gato com milho de pipoca. Isso mesmo, a pipoca de pacotinho que você compra no mercado (não pode ser de microondas)!

Como fazer grama para gatos gatinho

Você vai precisar de:

  • 100 g (mais ou menos) de milho de pipoca
  • Terra
  • Vaso para plantar
  • Pá de jardinagem (ou a mão mesmo!)

 

Como fazer o plantio:

Passo 1: Encha o vaso com terra.
Passo 2: Por cima da terra, salpique os milhos de pipoca. Quanto mais milho, mais cheio ficará o vaso.
Passo 3: Jogue uma fina camada de terra por cima e regue.
Passo 4: Regue todos os dias, deixando sempre a terra úmida (nunca encharcada). Pronto, agora é só esperar crescer!

Como fazer grama para gatos gatinho

O incrível é que cresce MUITO rápido. Na foto abaixo, foram três dias após o plantio. É inacreditável como em uma semana o vaso com a grama para gato já estará pronto!

Como fazer grama para gatos gatinho

Dica: Espere uma semana antes de deixar ao alcance do seu gato. Isso porque antes disso, a raiz não está muito fixa e as plantas serão facilmente arrancadas pela ferinha.

Como fazer grama para gatos gatinho

Perceba que algumas semanas depois algumas folhas vão começar a morrer. Isso é normal e se dá porque o vaso começa a ficar pequeno para tantas folhinhas e raízes. Mas não desista! Continue regando todos os dias. Quando achar necessário, faça um novo plantio.

Como fazer grama para gatos gatinho

Aqui em casa, essa grama foi a solução para o Chilli parar de comer as minhas plantas (mas ele continua derrubando elas, pelo simples prazer de ver elas caindo). Claro, como todos os outros brinquedos, no começo era mais novidade e o Chilli comia o tempo todo. Agora, ele já perdeu um pouco do interesse, mas ainda curte a grama.

 

Que tal fazer uma grama de gato com milho de pipoca bem especial para o seu gato?
Espero que tenham gostado dessa dica, patrocinada pelo nosso parceiro Chilli Boy (que no momento está dormindo em cima da nossa mesa, sem autorização, é claro).

Previous Post Next Post

Posts relacionados