Parede quadro negro giz tinta lousa decoração
Decoração, DIY

DIY – Como pintar uma parede de quadro negro com tinta lousa

Decoração afetiva é isso! Você se inspira e coloca a mão na massa: sem medo e sem vergonha. Na verdade, medo é o que mais temos, mas a coragem supera.

Existem lindos projetos de decoração por aí e eu não vou desmerecer esse trabalho, de maneira alguma. Aliás, é deles que vem as nossas inspirações. No entanto, tudo o que tem a nossa cara e, melhor ainda, quando sabemos que fomos nós que fizemos, tem mais amor envolvido.

Com essas inspirações do Pinterest, decidimos que queríamos uma parede de quadro negro na nossa cozinha. Ali, queremos dizer olá e seja bem-vindo para visitas e nossos amigos também podem nos deixar recados. Enfim, um espaço para fluir o amor e a criatividade.

Então, começaram a surgir as dúvidas: qual tinta comprar? Como pintar? A gente correu por blogs, lojas de tintas e quadros no Pinterest. O resultado eu mostro hoje por aqui, nesse post!

 

Para pintar uma parede de quadro negro escolha a tinta certa

Confesso que a escolha da tinta foi uma das mais difíceis. Ouvimos várias opiniões, uma diferente da outra. Uns diziam que essa tinta não existia na cidade. Outros diziam para comprarmos tinta preta à base de solvente. Uma outra dica era para comprarmos tinta preta para piso. E agora, o que fazer? Não entendo muito de tinta, mas entre as nossas pesquisas, vou explicar mais sobre essa tinta para a parede de quadro negro que compramos:

Tinta preta esmaltada (à base de solvente):

Pelo que conversamos e pelo o que eu vi em outros blogs, essa é a tinta lousa mais ideal para o quadro negro. Pode ser encontra na versão brilhosa e fosca. A brilhosa não precisa de tantas camadas, mas gostamos mais do aspecto final da fosca. Optamos então pela Tinta Coralit preta fosca, esmalte sintético para madeiras e metais, da Coral. A mesma tinta pode também ser encontrada na cor verde.

Características da tinta preta fosca esmaltada (à base de solvente):

Antes de falar sobre a pintura em si, quero falar sobre algumas coisas que só descobrimos na experiência de pintores amadores:

Prós:

  • A tinta tem uma cobertura muito boa;

Contras:

  • Para fazer a limpeza dos pinceis e utensílios compre um bom solvente. Caso contrário, você passará uma semana com mãos manchadas de preto (nosso caso);
  • A tinta não rende muito, pois é muito grossa;
  • Precisa de muitas coberturas (no mínimo 3), para que a pintura fique perfeita e não fiquem marcas do pincel. A gente não tinha muito tempo e nem paciência. Como a parede era pequena, pintamos só duas camadas. Por conta disso, podemos ver algumas marcas, quase inperceptíveis, do rolo. Se você quer perfeição, aposte em várias camadas;
  • Talvez você não consiga pintar e precise contratar um profissional, porque pintar paredes pretas e deixar perfeito é um grande desafio. Não foi o nosso caso, porque a parede era pequena. Se fosse maior, não sei se ficarão tão bom se nós mesmos fizéssemos;
  • O processo de pintura é longo, porque são muitas mãos de tinta e você precisa esperar um bom tempo entre elas para que sequem (8 horas, no mínimo, entre cada camada).

Como vocês podem ver, tem coisas que a gente ouve antes, mas também tem coisas que só descobrimos na hora de pintar, pela falta de experiência, é claro. No final, o que podemos dizer: corram o risco! A experiência e o resultado valem a pena. Dica rápida: se achar que pintar é muito arriscado, compre um adesivo para parede preto e mande ver!

 

Mãos à obra! Pintando a parede de quadro negro com tinta lousa:

Você vai precisar de:

  • Lona para forrar o chão e tudo que estiver em volta;
  • Fita crepe para isolar os cantos de parede, teto, umbrais de porta e rodapés;
  • Bandeja para tinta;
  • Pincel pequeno para acabamento;
  • Rolo de espuma grande;
  • Luvas;
  • Tinta Esmaltada Preta Fosca;
  • Solvente para limpar pinceis e bandeja;
  • Escada ou banco, para fazer acabamento nas partes mais altas;

O passo-a-passo da pintura é muito simples, já falamos dele aqui nesse post. Mas fique ligado, cada tipo de tinta tem um diferente tempo para secagem. No caso da tinta esmaltada, são 8 horas entre cada de mão e 16 horas para secagem total.

Parede quadro negro giz tinta lousa decoração (5)

Rapidamente, vamos relembrar os passos aqui embaixo. Se quiser conferir com mais detalhes cada passo, veja aqui outro post sobre pintura.

Passo 1: Isole tudo com lona e passe fita crepe em todos os cantos que não vão tinta.

Passo 2: Molhe o rolo de espuma na tinta. (Atenção! Para tinta esmaltada, não utilize outro rolo que não seja de espuma, porque os outros podem começar a derreter e soltar pelinhos na parede, que ficam colados na tinta (aconteceu com a gente).) Comece pintando pela parte de cima, sempre em faixas verticais.

Parede quadro negro giz tinta lousa decoração (1)

Passo 3: Espere secar por 8 horas e pinte novamente. Repita esse processo por no mínimo três vezes. Isso vai garantir que não fiquem manchas na parede.

Passo 4: Quando pintar a última camada de tinta, já retire as fitas crepes. Se você deixar secar a tinta, na hora de tirar pode formar uma “língua” e puxar tinta da parede.

Passo 5: Espere que a tinta seque completamente. Nós esperamos 24 horas, para então começarmos a usar o giz.

Parede quadro negro giz tinta lousa decoração (4)
Parede quadro negro giz tinta lousa decoracao

Aqui a gente já tinha tirado os móveis antigos da cozinha para receber os novos.

Resultado final da parede quadro negro com tinta lousa:

Agora é hora de soltar a imaginação. Parede linda, cozinha linda e um cantinho especial com o nosso jeitinho! Amamos!

E você, que tal se inspirar e colocar as mãos na massa?! Se resolver pintar a sua parede, conta para mim, que quero ver o resultado final!

Parede quadro negro giz tinta lousa decoração (2)

Nessa foto você já pode espiar os móveis novos da cozinha. Com certeza ela ficou muito mais linda e prática assim!

Parede quadro negro giz tinta lousa decoração (3)

Um super abraço do casal do AP202, Cynthia e Robert.

Previous Post Next Post

Posts relacionados

  • Que Blog lindo!! Estou na fase de reforma da minha casa, vou acompanhar vcs por aqui 🙂

    • ap202blog

      Laissa! Que bom que tu tá curtindo o nosso blog <3 Seja sempre bem-vinda e sucesso na reforma!

  • Luis Felipe

    Me tira uma dúvida para apagar o que esta escrito basta uma apagador normal?

    Quando apaga o que está escrito não fica nenhuma mancha?

    • ap202blog

      Oi Luis! Eu utilizava um pano úmido com bastante detergente e depois lavava o pano e passava de novo. Talvez até precise repetir esse processo.
      Sobre as manchas, isso depende da intensidade que você usou o giz… às vezes sai tudo, mas às vezes fica manchadinho. Mas o charme da parede de giz é isso mesmo kkk. Abraços!

  • ap202blog

    A tinta não descascou não! Você pintou já a sua parede? Qual foi o resultado? Abraços!

  • ap202blog

    Olá Marcela, não sei o que poderia ser feito. Quando pintei minha parede, usei a tinta à base de solvente (tinta preta fosca esmaltada) da marca Coral. Talvez você poderia comprar essa e tentar dar uma de mão por cima. Mas o ideal é conversar com um pintor profissional, acredito que ele possa te ajudar melhor.

    Abraços!