como cuidar das suculentas cactos dicas cultivo
Dicas, Plantas

Dicas para cuidar das suculentas e cactos

Quem nos acompanha pelo Insta (@ap202blog) sabe o quanto somos apaixonados pelas suculentas e cactos. Entre um post aqui e outro acolá, descobrimos que é existem muitos fãs por essas plantas gordinhas!

As coisas mais lindas muitas vezes são as menores. #nature #succulent #cactus

Uma foto publicada por AP202 Blog (@ap202blog) em

Mas o que acontece: muita gente diz que tem a mão podre para plantas e que não consegue manter as bixinhas vivas. Então, elas desistem ou nem tentam cultivar. 🙁 A casa fica sem o ar da graça das plantinhas. Não desistam, tá bom? Preparamos 5 dicas que são básicas de como cuidar e cultivar cactos e suculentas        

1 – Solo ideal para suculentas

O começo da história está na preparação do vaso para receber a plantinha. Isso porque, quando você compra uma suculenta que está em um vaso temporário, o ideal é replantá-la. 

O solo ideal é muito importante para o crescimento da planta e também evita que a raiz apodreça por água em excesso.

Já fiz um post bem explicativo com um passo a passo de como plantar suculentas (clique aqui e leia). Mas em resumo, as camadas para plantar em um vaso são as seguintes: Camada 1: Pedras, que irão drenar a água, evitando assim o apodrecimento da raiz; Camada 2: Solo mais arenoso (mistura de terra, areia de construção e humus) É claro que, se você plantar a suculenta direto na terra, sem essas camadas e misturas, ela vai crescer também. Só estará mais sensível ao excesso de umidade.         

2 – Rega

Muita gente peca nesse ponto. As suculentas são bem resistentes à falta de água, mas morrem rapidinho quando acontece a rega em excesso. Não estou dizendo que não precisa regá-las! Mas cuidado com o exagero de água. 😉 Justamente por não precisarem de tanta água, elas são mais fáceis de cuidar. como cuidar das suculentas cactos dicas cultivo   Como eu rego as minhas: com um spray, borrifo água em cada suculenta, até perceber que a terra ficou úmida. Faço essa ação uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno.

Dica da Cy: Se a sua cidade é muito quente e as suas suculentas recebem muito sol, pode ser que seja preciso molhar duas vezes por semana. O ideal é reparar como está a terra e a aparência das plantas.  

3 – Iluminação

Cactos e suculenta amam sol! Com boa iluminação, elas vão se desenvolver e ficarão com cores vivas!

Sol o dia todo?

Em cidades com sol muito quente, tomem cuidado. Uma suculenta minha, um pouco mais delicada, ficou com umas folhas queimadas e meio secas por receberem muito sol. Imagino que seja algo mais raro de acontecer, pois depende de cada espécie, mas é bom sempre ficar de olho 😉  

Bom dia! Uma das últimas a entrar pra família, essa lindeza nos deixou encantados! O que acham? #nature #garden Uma foto publicada por AP202 Blog (@ap202blog) em

Dentro de casa pode?

Dentro de casa sem sol são poucas as espécies que vão se adaptar, apesar de ser possível. Geralmente os cactos conseguem resistir por mais tempo sem raios solares ou suculentas que já estejam bem grandes e formadas. Mesmo essas plantas internas que se adaptaram bem, o ideal é tirá-las uma vez por semana para receberem um banho de sol.

como cuidar das suculentas dicas cultivo

Dica da Cy: Já deixei muitas suculentas morrerem, por esquecer de levá-las um pouquinho para fora. Como eu disse, algumas espécies se adaptam melhor e outras começam a morrer rapidinho. Por isso, fique sempre de olho e observe a suculenta. Se as folhas começarem a cair ou secar, é sinal de que algo não vai bem. Coloque ela em boa iluminação, fique atenta para a rega e espere para ver se a plantinha vai se recuperar.

Já as filhotinhas de suculentas o ideal é que fiquem lá fora, na sacada, ou em lugar com boa iluminação, até que cresçam e se formem bem.

4 – Cuidados especiais quando as suculentas são pequenas

Suculentas são parecidas com uma criança: quando são bebês, precisam de mil cuidados e atenção pois são mais sensíveis e manhosas. Conforme vão crescendo, vão se tornando mais resistentes à falta ou excesso de luz e água. Elas continuam precisando desses cuidados, mas vão demorar muito mais para morrer caso haja uma falha nesse ponto.

Pra alegrar está segunda-feira, uma nova suculenta que apareceu por aqui! #succulent #nature #photooftheday

Uma foto publicada por AP202 Blog (@ap202blog) em


Portanto, quanto mais bebês, mais amor e atenção você precisa dar! Quando maiores, já pode se preocupar um pouquinho menos.

5 – Atenção e observação

Cada planta é diferente uma da outra. Por isso, melhor do que todas as dicas que eu dei é: observar o comportamento das suas plantinas. Uma reage diferente da outra quando o assunto é rega e iluminação.

como cuidar das suculentas cactos dicas cultivo

  • Rega demais: Se você perceber que as plantas estão com aspecto amarelado, enrugadas (igual as suas mãos no banho) e a terra está exarcada: isso quer dizer você está dando água demais.
  • Rega de menos: Se as folhas estão secando e escurecendo, está faltando água!
  • Falta iluminação: Folhas amareladas, sem aquele verde vívido? Coloque-as no sol e você vai perceber que elas terão mais vida!
  • Sol demais: as folhas estão secando e com aspecto queimado? Tire do sol e coloque apenas uma ou duas horas por dia.

Perceba que as reações de cada plantinha é diferente uma da outra. Tudo depende de você observar, cuidar e amar e aos poucos você vai percebendo o que dá certo e o que não dá.

E aí, gostou das nossas dicas? Tem mais alguma para compartilhar conosco?

Comente aqui no post abaixo e compartilhe com quem ama essas gordinhas!

Previous Post Next Post

Posts relacionados

  • Sabe que seu post me salvou?
    Ascendeu uma luz aqui sério…ganhei suculentas que estavam com folhas caindo, manchas e achei que era fungos porque as manchas só aumentavam dai vi seu post e bingoooo é queimadura de sol.
    Mas tenho cá uma duvida:
    Se coloco as suculentas só uma hora no sol e elas queimam, então como e quanto tempo deixo no sol?
    Elas são bebês ainda estão novas, replantei elas…o negócio é que comprei um vaso grande e um pouco fundo mas dai coloquei aquelas pedras de argila sabe? coloquei uma camada de areia e depois a terra e em cima, coloquei terra de substrato porque as plantas dizem que gostam né..é uma terra cheia de pedaços que parece lascas de madeira, ela fica bem seca e não fica dura…
    Dai, posso tirar só uma outra duvida?
    Existe alguma flor que possa ser plantada junto com suculentas? porque estou montando um jardim de fadas com todo carinho…o trevo não vai isso eu vi, dai to procurando uma flor que goste de muito sol e pouca aguá rsss
    Pode me ajudar?
    PS: Conheci seu blog procurando sobre suculentas e to amando tudo, amei o post da mudança pra Irlanda e, nem vi os de Paris porque ai é morrer de inveja hahahaa brincadeira
    Mas seu blog é lindo, um achado mesmo, to apaixonada…o post sobre o terrario…perfeitoooo não precisa de sol? amei quando disse isso hahaha sol aqui é dificil….

    • ap202blog

      Que legal e que alegria ler um comentário como esse!
      Bom vamos lá! Eu não sou uma super especialista em suculentas, e as dicas que dou é pela experiência que tenho com as minhas pequenas. 🙂
      O que eu imagino que seja… Por elas serem babys, provavelmente essa uma hora de sol está sendo muito para elas… ou está faltando água. Mesmo que elas não gostem de muita água, vc precisa dar pelo menos a cada 15 dias no inverno e a cada semana no verão.
      Outra dica: suculentas não gostam de substrato que não seja específico para elas.
      Agora, sobre as flores que gostem de suculentas, essa vou ficar te devendo! Eu sempre plantei suculenta com suculenta, diferentes tipos. Acho uma combinação linda e sem erro! hehe
      Amei ler tudo isso e espero de coração que tenha te ajudado! Um super beijo e se precisar, só mandar e-mail que te respondo tá flor? toctoc.ap202@gmail.com
      Abração!

      • Olha, voltei para dizer que fiz um post, que minhas suculentas estão indo bem e que nossaaaa não sou matadora de suculentas gente que alegria…
        Deixei só as suculentas mesmo e aos poucos vou mudando o meu jardim rsss
        Também tenho outras plantas e to aprendendo a cuidar delas…minha paixão principal é minha Lavanda, quando vi ela murchando quase infartei hahahaa mas dai tive ajuda e gente, o problema não era bicho nem nada, era só falta de aguá, logo a Lavanda que não é chegada a muita aguá ….agora rego ela todo santo dia quase…as vezes esqueço né rsss
        Muito bom ter esse blog aqui, muito bom ter quem tenha tido experiência e com isso aprendido, obrigada mais uma vez.
        Bjs e abraço grandeee

        • ap202blog

          Que legal!!! Me passa o link para eu dar uma espiada? Beijos!