como pintar uma parede de casa
Decoração, Dicas, DIY

Como pintar uma parede da sua casa

Há alguns dias eu e o Robert resolvemos pintar uma parede de casa. A gente é meio louco e é isso que torna a vida mais alegre! 

O AP202 ainda não está todo com a decoração e pronto do jeito que eu e o Robert sonhamos. Aos poucos, enquanto juntamos um dinheirinho, vamos colocando as coisas no lugar, decorando cada canto com a nossa cara.

Definimos um planejamento de prioridades de decoração para o AP. Primeiro, seriam as pinturas da parede, depois o móvel embutido da cozinha e banheiro, piso laminado nos quartos e, por último, os móveis do quarto e escritório.

Parece simples, mas a cada decisão que temos que tomar, conversamos muito antes. Pesquisamos muitas referências no amado Pinterest, tiramos fotos e aplicamos a ideia no Photoshop, conversamos de novo e, só então, decidimos. Isso tudo envolve nosso medinho de fazer as altas loucuras que sonhamos! hehe.

Li muita coisa sobre como pintar uma parede, antes de nos arriscarmos. De tudo o que eu li e com nossa experiência, montei um tutorial de como fazer essa pequena e divertida loucura. Quer se arriscar também? Então confira:

 

Antes de escolher a cor, tenha certeza!

Primeiro, decidimos pintar toda a parede do corredor de azul turquesa. Eu me apaixonei por essa cor e, definitivamente, quero uma parede em azul. Conversa vai, conversa vem, fotos aplicadas no Photoshop, conselhos de amigos (nosso padrinho e futuro arquiteto Erick e nosso fotógrafo e amigo Thiago disseram que poderíamos enjoar da cor, ainda mais em uma parede tão grande) e então decidimos mudar a cor para cinza. Também amamos cinza e essa é uma cor mais calma, mais fechada. Não vamos enjoar dela tão cedo. O azul turquesa ficou para uma parede menor, que ainda vamos pintar.

 

Pesquise e compre

Eu e o Robert não tínhamos experiência nenhuma em pinturas. Aliás, foi por insistência dele que decidimos pintar e não contratar um pintor. Não quero desmerecer o trabalho dos pintores, mas tudo partiu da nossa vontade de nós mesmos dar a cara para o nosso cantinho e estamos envolvidos em cada etapa do processo.

Decidimos então que iríamos fazer o trabalho. Medimos o tamanho da parede e partimos comprar a tinta, pinceis e etc. Parecíamos duas crianças chatas, fazendo várias perguntas para os vendedores. Em cada loja, saíamos com mais dicas. Fomos em vários lugares para comprar e entre alguns o preço da mesma tinta variou em até R$10,00. Aqui já deixo outra dica: como escolhemos a tinta de máquina (a máquina junta os pigmentos e faz uma cor específica) a tinta saiu um pouco mais cara. Mas, entre cores muito próximas, o preço tinha uma pequena diferença. Então, se a regra é economia, orce vários tons, até chegar no melhor custo x benefício para você.

Os vendedores, por sorte, nos ajudaram muito. Falaram a quantidade ideal de tinta, quais pinceis e objetos comprar.

Lista do que compramos para pintar a parede:

  • 1 galão de tinta (3,7 L) superlavável cor cinza granito (Coral)
  • 2 pinceis de tamanhos diferentes (Tigre)
  • 1 rolo de pintura anti-respingo (Tigre)
  • 1 bandeja de tinta (Tigre)
  • 1 fita branca para isolar os cantos e rodapés
  • 1 lona para proteger o chão (pode ser usado papelão, que é ainda melhor, pois ele absorve os pingos de tinta)

Se a parede tiver muitas deformidades vocês irá precisar de:

  • 1 potinho de massa corrida
  • 1 espátula para aplicar a massa corrida
  • 1 lixa fina

Custo total dos materiais: R$150,00.

Gente, a Tigre não patrocinou essa publicação, ok? Haha! É que estamos na cidade da Tigre e, consequentemente, a acessibilidade e os preços são melhores. O material é muito bom e resistente! Quanto à tinta, escolhemos uma com um bom preço e boa qualidade. Ficamos com a marca Coral e não nos arrependemos. Quando for comprar tinta saiba que:

  • A tinta fosca é difícil de limpar (tirar manchas);
  • A super lavável é muito boa pra tirar sujeirinhas e, quanto ao brilho, ela fica no meio termo entre fosca e superbrilho;
  • A superbrilho é superbrilhosa, óbvio né? Esse resultado não me agrada muito.

 

Prepare a parede para a pintura

Material em mãos? É hora de colocar a mão na massa!

Passo 1: Se a sua parede tiver muitas deformidades (buracos, desníveis), aplique a massa corrida com a espátula, espere secar e lixe.

Passo 2: Tire as tampas das tomadas e interruptores. Apenas tome cuidado com fios soltos que podem estar energizados.

Passo 3: Coloque fita crepe em todas as extremidades da parede para proteger da tinta. Isso inclui umbrais das portas, rodapés e encontro da parede com o teto. Essa fita precisa ser um pouquinho mais grossa, para que não absorva a tinta.

como pintar uma parede de casa

 

Prepare a tinta para pintar a parede

Em um balde ou em um pote descartável, coloque a tinta para pintar a parede e misture com água (para tintas à base de água). A quantidade de água deve ser, em média, 10% da quantidade de tinta, ou seja, se você colocar 3,6 litros de tinta, acrescente 360 ml de água.

Com um pedaço de madeira, misture bem e despeje um pouco na bandeja de pintura.

 

Pinte a sua parede!

Agora sim é a hora da diversão!

Como eu tava com um super medo de pintar a parede (era a primeira vez minha e do Robert) e porque a parede era muito grande, a gente “convidou” os pais e a irmã do Robert para uma força-tarefa. Quero agradecê-los pela super ajuda! (PS: A Rillary, irmã do Robert, não aparece nas fotos abaixo porque ela era a fotógrafa do dia).

Passo 1: Comece pintando pelos cantos, com o pincel mais grosso. Se quiser, dependendo do tamanho da parede, você pode pintar todas as extremidades. No nosso caso, como estávamos em bastante gente, fizemos o processo em paralelo.

como pintar uma parede de casa

Passo 2: Molhe o rolo na tinta da bandeja, sem deixar muito encharcado. Na própria bandeja, tire o excesso.  Pinte a parede da metade para cima, em faixas verticais. Nunca mude o sentido.

como pintar uma parede de casa

Passo 3: Pinte a metade de baixo da parede, seguindo as mesmas regras do passo 3.

como pintar uma parede de casa

Passo 4: Deixe a tinta secar por 4 horas. Não se assuste! A primeira demão nunca vai cobrir tudo. A pintura fica bem falhada.

Passo 5: Depois de esperar o tempo, passe a segunda demão, seguindo os mesmos primeiros passos. (No começo a gente achou que ia faltar tinta, mas percebemos que a segunda demão usa menos tinta que a primeira).

Perceba que enquanto você pinta, parece que a parede está toda manchada com a tinta (mais uma vez, nosso amigo Thiago nos alertou sobre esse susto). Mas, fique tranquilo. O resultado final ficará bom e você só verá depois que a tinta estiver seca.

Passo 6: Depois de terminar a segunda demão, já tire as fitas que estão isolando os rodapés e cantos. Se você deixar secar, na hora de tirar a tinta vai formar uma “língua” e vai puxar a pintura da parede onde você não quer que saia. Sim, isso acontece mesmo, experiência própria!

como pintar uma parede de casa

Passo 7: Deixe secar por mais 4 horas.

Passo 8: Espere 8 horas para colocar as tampinhas das tomadas e interruptores novamente no lugar. Isso porque, se você colocar logo, ela vai marcar a tinta que ainda pode estar molhada.

 

Parede pronta, agora é só decorar

Parede pronta e sorriso no rosto. Como é bom mudar! Melhor ainda é dar a nossa carinha para o nosso cantinho, não é verdade?

Tudo o que é feito com amor, se torna mais lindo ainda. Nossa casa tem que ter uma parte de nós. Nós já compramos alguns quadrinhos que vão na parede. Em um próximo post, vou mostrar nossa parede cinza com quadrinhos lindos.

Ah, e sabe o que combina com cinza? Todas as cores! Cinza é cor base, tipo preto e branco. Mas eu amo a combinação amarelo + cinza e azul turquesa + cinza.

Gostou das dicas? Então compartilhe e espalhe o amor pela decoração afetiva por aí!

Vai pintar a sua parede também? Já pintou? Tem dicas ou fotos para compartilhar? Comente abaixo e me mostra o que você sabe!

Previous Post Next Post

Posts relacionados

  • Dayana Machado

    Ficou liiinda… Também vou pintar minha casa de cinza.. Vai começar agora em Outubro, estou com muitas expectativas de me mudar em Dezembro.. Também vai ser igual a vocês tudo aos poucos com muita paciência e economia..rsrrss.. beijos.. Deus os abençoe!

    • ap202blog

      Isso, paciência é a palavra-chave. Como tudo custa muitas dilmas, é importante ir com calma, um passo de cada vez. E claro, já é ótimo ter nosso próprio cantinho, então o resto da reforma é só um detalhe hehe. Quero ver as fotos do seu lar, ok?! Torcendo para que tudo dê certo! Beijos <3

  • Kathyanne Paulino

    Cynthia, essa cor é linda! Estou pintando minha sala com ela e na primeira parede demorei um pouco para tirar as fitas e aí acabei puxando um pouco da tinta em alguns pontos. Como vocês resolveram isso? Muito obrigada!

    Kathyanne

    • ap202blog

      Oi Kathyanne, tudo bem?

      O segredo para isso não acontecer é tirar as fitas quando ainda está molhada. Como não sabíamos disso, fizemos a mesma coisa que você: puxamos a tinta em alguns pontos. O que nós fizemos, para dar uma disfarçada, foi pintar os buraquinhos manualmente com um pincel de pintura manual (aqueles bem fininhos e de cerdas macias, para artesanato). Deu para esconder bem! Mas precisa ter a mão firme, para não pintar onde não deve. Reforma feita por nós mesmos é muito gostoso né?

      • Kathyanne Paulino

        Obrigada Cynthia! 😀
        É gostoso demais! Vou fazer isso que você falou. Outra dúvida, rs, vc recomenda pintar o teto antes ou depois? Ou tanto faz? Rs

        Estou amando o blog! Parabéns!

        Beijos!

        • ap202blog

          Olha, nunca pintei o teto por aqui, mas temos planos!
          Eu recomendaria pintar o teto antes, para evitar que respingue algo nas paredes que já estão pintadas. Boa sorte! <3

          • Kathyanne Paulino

            Muito Obrigada pelas dicas! Quando ficar pronto, marco vc no insta! ;*