como fazer uma horta apartamento caseira
Dicas, Plantas

Como fazer uma horta em apartamento

Passei mais da metade da minha vida morando em uma casa, com um terreno enorme. Sabe qual era um dos meus sonhos? Morar em apartamento. Apartamento tinha um charme especial para mim! Quando comecei a morar em ap, percebi que tinha saudades de uma das coisas da casa: um pátio enorme para relaxar, ter plantinhas, pegar um sol.

Acontece que nunca mais voltei a morar em uma casa. Agora, a minha sacada é o que eu tenho mais perto de uma área externa. Foi ali mesmo, na sacada, que eu decidi que teria a minha primeira horta / jardim! Porque não? Eu quero uma horta no meu ap? Eu terei. E acredite, essa foi uma das minhas melhores decisões!

Sabe, não é difícil ter uma horta em apartamento. Basta dedicação e amor pra tudo dar certo! Quer ter a sua horta caseira? Vem cá, docinho, vou te ensinar como fazer uma horta em apartamento:

 

Planeje quais plantas você quer na sua horta caseira:

Esse primeiro passo é muito importante para que a sua horta dê certo, ok? Você precisa pensar onde deseja fazer sua horta ou jardim. Por exemplo, se a sua sacada pega chuva, tem que pensar que algumas plantas não aceitam muito bem água em excesso. É o caso da flor Violeta (tenho uma!), que não curte muito ser regada nas folhas. É melhor dar água para ela no potinho. Se a sua sacada pega muito sol, também precisa ficar atento. Algumas plantinhas não se adaptam muito a essas condições.

Ainda falando do local, você precisa pensar qual é o tamanho do espaço onde vai colocar os vasos das plantinhas. Algumas plantas ficam grandes. Alface, por exemplo, precisa de vasos um pouco maiores.

Vou dar algumas ideias de plantas, que tem raízes curtas, ideal para horta caseira. Antes de comprar as sementes dessas plantas, pesquise para saber se elas se adaptam as condições do seu apartamento (tamanho do espaço, sol, chuva, vento, calor, humidade). Lembre-se: o sucesso da sua horta depende de cuidar desses pequenos detalhes.

  • cebolinha
  • salsa
  • coentro
  • alface
  • pimentão
  • tomate-cereja
  • morango
  • couve-folha
  • hortelã
  • rúcula
  • alecrim
  • sálvia
  • orégano
  • manjericão
  • calêndula

Na minha horta eu plantei: cebolinha, salsinha e manjericão. Além disso, plantei a flor Lavanda porque dizem que ela é muito cheirosa.

 

Materiais para sua horta em casa:

Feito o planejamento do que plantas, vamos as compras! Vou falar o que eu comprei para minha horta e que foi suficiente, ok?

  • Terra preparada para horta
  • Vasos para horta caseira
  • Regador
  • Sementes
  • Pá transplantadora (colher de jardineiro)

Básico né? Para o começo é o suficiente!

 

Montando sua horta em casa

Comprados os materiais é hora de colocar a mão na massa! Essa é uma das partes que foi mais gostosa para mim. Vamos aos passos:

Prepare a terra no vaso

Quando fiz minha plantação, apenas coloquei a terra no vaso e pronto. Mais tarde descobri que poderia ter preparado uma drenagem melhor, para que as raízes das plantas não fiquem encharcadas. E é bem simples, basta colocar pedrinhas no fundo, depois areia e depois terra. Tá pronto!

como fazer uma horta caseira

Plante as sementinhas

Essa fase é muito importante você estar atento quanto à profundidade e distância para deixar entre cada plantinha. Cada semente tem suas características, então leia bem o rótulo antes de plantar.

como fazer uma horta caseira

Regue a sua horta caseira:

A primeira rega pode ser caprichada. Deixa a terra bem molhadinha para as sementes germinarem. As próximas regas podem ser mais modestas. Nunca deixe a terra encharcada para a raiz e as folhas não apodrecer. Eu rego diariamente, mas com bem pouca água.

 

Fases da minha horta caseira:

A parte mais alegre para mim foi quando eu vi as primeiras folhas florescendo. Nem acreditei! Apenas três dias depois que eu tinha feito minha horta, o manjericão foi o primeiro a dar seus ares de alegria. Inclusive, hoje ele é o que tá maior. A cebolinha nasceu depois de uma semana e a salsa demorou dez dias. A Lavanda eu já tinha até desistido, achei que não tinha jeito, não iria vingar. Mas, 20 dias depois lá estavam as primeiras folhinhas dela!

Fotos por dias da minha horta caseira:

30 de janeiro

como fazer uma horta caseira

3 de fevereiro

como fazer horta caseira apartamento (7) como fazer horta caseira apartamento (8)

6 de fevereiro

como fazer uma horta caseira como fazer uma horta caseira

10 de fevereiro

como fazer uma horta caseira

22 de fevereiro

como fazer uma horta caseira

Dá trabalho cuidar dessas pequenas. Mas é tão gostoso ver elas crescendo! O próximo passo agora é comprar mais vasos e replantá-las, porque como vocês viram, as bixinhas não param de crescer e os vasos estão ficando pequenos.

Gostou das dicas? Compartilhe esse post e ajude o amor pelas plantinhas chegar a mais pessoas! <3 

 

Previous Post Next Post

Posts relacionados

  • Letícia Maria Scolaro

    Amigaaa, vem me ajudar com minhas plantinhas!!
    Tenho orquídeas que estão nascendo várias folhinhas, espero que venham flores futuramente haha Pimentas que ficaram minis, mas já tem pimentinhas..
    E minha salsinha e meu manjericão são os problemas, estão FEIOS e amarelados : (
    Onde você comprou essa terra? Eu peguei terra da casa da minha mãe, mas talvez não foi uma boa ideia!
    Adorei o blog, parabéns!

    • Cynthia Badlhuk

      Oi amigaa! Não sabia que você tinha hortinha também. Amei! Tenho que ir conhecer tuas plantinhas! <3
      Orquídea é linda demais! Eu amo! Mas nunca tentei plantar uma, então não sei como cuidar delas hehe.
      Pimentinhas também é fofo demais!
      Salsinha e manjericão eu tenho aqui, então posso falar com um pouco mais de propriedade hehe. Bom, eu geralmente dou água para elas todos os dias. Tento sempre deixar a terra úmida. Não encharcada sabe, mas sempre úmida. Claro, se o dia não está tão quente e eu vejo que a terra ainda tá úmida, aí eu não dou água. Mas quando o dia foi daqueles super quentes, aí corro dar água para elas hehe. Bom, ainda sobre dar água, sempre dou ou pela manhã ou quando já está noite. Nunca enquanto elas estão pegando sol. Sei que isso é bom, só não me pergunte o porque. :p
      Quanto ao sol, eu procuro não deixar elas direto no sol. Elas pegam sol durante o dia, mas não todo o sol da tarde, porque ele é forte e castiga muito.

      Sobre a terra. A terra eu comprei em uma agropecuária. Terra preparada para plantio já, com adubo. Muito baratinho, sabia! 10 kg eu paguei uns R$4,00. (Não lembro ao certo, mas é algo em torno disso).

      De vez em quando eu dou uma mexidinha na terra, tento virar. Isso na medida do possível, dentro dos vasinhos né. Semana passada eu troquei o manjericão para um vaso maior porque ele precisa de espaço pra crescer. Aliás, ele fica gigante! hehe

      Amiga, é isso. Não sei se te ajudei, mas espero que sim. Tenta colocar essas dicas que te passei em prática e me diz se eles melhoraram. Beijos! E venha me visitar!

  • Robert Alves

    : D <3

    • Cynthia Badlhuk

      Seja bem-vindo! <3

      • IVONETE

        oi, amei seu blog, as tuas informações são bem interessantes, parece conversa de vovó com estilo jovem. Quanto colocar água enquanto o sol está alto minha mãe dizia que cozinhava as plantas, uma junção de calor e água = água quente.
        Parabéns pelo lindo trabalho que esta desenvolvendo!

        • Cynthia Badlhuk

          Oi! Obrigada pelas lindas palavras e espero sempre você aqui! Um abraço!

  • Pois então, estamos nos mudando para um AP e estas dicas irão facilitar a nossa vida rsrs… Obrigado pelo empenho Cynthia & Robert e sucesso!

    • Cynthia Badlhuk

      Obrigada Diogo pela força! E queremos compartilhar tudo por aqui para ajudar vocês. Abraços!

  • Paulo R Badlhuk

    Eu conheci uma pessoa que tinha esse mesmo prazer de ver as plantas crescerem e de testar novas plantas flores frutos etc… ele era teu vozinho, fico feliz por ver na minha filha esse gosto que admiro muito, meus parabéns pelo teu blog esta muito bom.

  • Cíntia Raquel

    Mão na massa ops… Quer dizer ,mão na terra ainda essa semana . Adorei as dicas tudo bem explicadinho.obrigada , vou tentar!

    • ap202blog

      Oi linda! Que bom que você amou as dicas! E eu amei seu nome!!! hihi Faz a hortinha e tira fotinhos para eu ver tá? Vai ficar linda e os temperinhos vão dar um toque de amor na comida. Boa sorte <3 Beijinhos!