casamento recem casados como fazer amor perdurar (1)
Vida a dois

Como amar todos os dias e fazer o seu casamento feliz?

Antes de casar, a gente acha que a vida de casado vai ser mil maravilhas. Café na cama, massagem no pé, palavras de amor, carinhos, risadas soltas. Por mais que tudo em sua volta mostre que não é bem assim, como os conselhos experientes da sua mãe e os casais se separando, você vai continuar pensando: comigo vai ser diferente. Eu simplesmente não conseguia entender como alguém que se amava muito se separava depois de alguns anos.

casamento recem casados como fazer amor perdurar (1)Então você casa. Vem a lua de mel. A casa nova. Tudo lindo. Passam alguns meses e começam os pequenos contratempos: um dia cansativo em que não rolou o carinho, as palavras duras ditas na hora da correria ou o esquecimento de realizar um favor. O casamento entra na tão temida rotina e você se pergunta: cadê aquela Cynthia/Robert do incrível tempo de namorados apaixonados? É tempo de rever, de repensar, de reaprender a amar.

Amar é uma decisão diária!

Não pensem que meu casamento está em crise, longe disso! Eu só queria conversar com vocês que vão se casar ou que passam pela mesma realidade do que nós. Falar sobre crescimento, decisões, escolhas. Queria falar sobre amor, sobre amar, sobre perdoar. Queria falar sobre parar de sofrer e ser feliz, sobre correr atrás dos sonhos, mas viver intensamente o dia de hoje. Sobre cuidar, sorrir e sobre saber enxugar uma lágrima.

 

Papo com as mulheres:

Mulheres, nós somos conhecidas por nossa sensibilidade. Cada uma tem a sua característica pessoal. Umas são mais controladoras, outras mais relax. Eu faço o tipo: controladora, ansiosa, de TPM brava, chata e irritada. Sinceramente, não sei como o Robert quis casar comigo! kkkk.

Mas eu também sei ser carinhosa, expressiva, trabalhadora, sonhadora, responsável e outros adjetivos bacanas aí! E aí, o que tudo isso tem a ver? O que eu preciso fazer é lembrar que não é legal eu realçar os meus defeitos (intensificá-los), que podem atrapalhar a minha relação com o Robert.

Por exemplo, quanto eu estou irritada, costumo reclamar de tudo. Que tal eu guardar isso para mim e buscar ser mais atenciosa com o meu marido? Que tal, eu tentar esquecer as coisas que me irritam e usar esse tempo para fazer algo que gostamos juntos?

Isso não se trata de deixar de ser você mesmo e sim de escolher ser alguém melhor todos os dias.

casamento recem casados como fazer amor perdurar (1)

Papo com os homens:

Homens, sejam sensíveis com suas mulheres.

  • Procurem conhecer o seu olhar e o que esse olhar quer dizer.
  • Reconheçam as ações da sua esposa, sua beleza, seus cuidados.
  • Não tentem elogiar para ganhar algo em troca, mas sejam sinceros em suas palavras.
  • Ajudem nas tarefas da casa e com os filhos.

O Robert é muito paciente e é meu ombro amigo para um choro, uma conversa de ânimo e sempre me faz rir. Obviamente, essas são as características dele que me completam. Descubra quais características suas completam a sua esposa e diariamente se esforce para fazer ela feliz.

O que a sua esposa tem como uma queixa do relacionamento de vocês? Mude!

 

Para o casal ler e praticar junto:

Sei que a minha experiência não é assim tão vasta em casamento (quase dois anos) e que ainda vou aprender muita coisa. Mas falo com sinceridade pelo o que eu experiencio no meu dia a dia com o meu marido.

Faça ele/ela feliz!

Primeiro, tenham em mente que a felicidade da outra pessoa é muito importante. Quando os dois buscam isso, um estará fazendo o outro feliz. Não estou dizendo para você viver um relacionamento abusivo, em que abre mão de todos os seus sonhos pela outra pessoa. Estou falando de amor altruísta que se completa. Estou falando de reciprocidade, companheirismo e, o mais importante, PARCERIA! 

casamento recem casados como fazer amor perdurar (1)O que faz o seu companheiro feliz? Você sabe responder essa pergunta melhor do que qualquer pessoa. Gosta de organização? Gosta de presentes? Gosta de passar tempo juntos? E aí, do que ele/ela gosta?

Que tal criar um calendário para programar essas atividades? Uma vez por semana ver filmes juntos, uma vez a cada 15 dias sair para jantar. A cada mês visitar um lugar bacana ou simplesmente saírem para andar de bicicleta.

Enfim, vocês conhecem a rotina de vocês e as coisas que fazem bem aos dois. Simplifique e descomplique. Deixe de se preocupar com tantos compromissos, trabalho e problemas. Deixem um pouco de lado as preocupações diárias que consomem o tempo e as energias do casal e façam coisas que sejam gostosas e que preenchem o coração

Deixe o orgulho de lado

De que adianta ganhar uma discussão e perder a alegria?

  • Às vezes, é preciso assumir a culpa e deixar o orgulho de lado.
  • Às vezes é preciso ficar em silêncio e esperar a raiva passar.
  • Muitas vezes será preciso perdoar. Perdoar é difícil viu! Aceitar um erro. Mais difícil ainda é admitir ele. Nessas horas, lembre do que uniu você àquela pessoa, respire fundo e espere a poeira baixar. Com amor, converse e reflitam juntos.

casamento recem casados como fazer amor perdurar (1)

Converse muito

Muito, muito mesmo, sobre todas as coisas. O dia de trabalho, os problemas familiares, as coisas legais, as descobertas. Um casal cresce muito quando conversa e troca ideias.

Mais do que isso, em uma conversa sincera e aberta, ambos podem trazer pontos do relacionamento que os têm incomodado e que podem servir de crescimento. Os pequenos detalhes que incomodam pouquinho, mas incomodam, podem evoluir e ser grandes destruidores de relacionamentos. Por isso, com amor, fale desses detalhes.

Mas não só fale, saiba também ouvir. E quando digo ouvir, me refiro a compreender e mudar.

casamento recem casados como fazer amor perdurar (1)

Ore!

Sim, ore. Mesmo que você não seja muito religioso, tente experimentar o poder da oração. Tem aspectos na vida que o casal já está desgastado. Já discutiram tanto por aquele assunto, não sabem mais o que fazer. Seja uma coisa que você não consegue mudar, não consegue entender e aceitar, ou uma coisa que o seu marido/esposa também não faz esforços para mudar.

Ore e peça a Deus uma transformação no seu relacionamento. Ele te dará respostas para ajudar você e ainda trará paz ao seu coração.

Não deixe que a rotina do dia a dia tire a alegria e bem-estar de vocês. Acordem todos os dias decididos a fazer a outra pessoa feliz. Peça a Deus energia, paz e felicidade no coração. Com forças, pule da cama e faça o dia de vocês melhor do que o anterior. E se ao final os planos não deram certo? Tudo bem… Na cama, abrace o seu marido/esposa, agradeça os seus esforços e durma no conforto de que o amanhã será cheio de novas possibilidades e esperança.

Lembre-se: amor é uma decisão diária! Você escolhe fazer alguém feliz todos os dias.

Espero que você tenha curtido as minhas dicas que foram feitas com muito carinho! Se você tem mais alguma coisa para acrescentar, comenta aqui embaixo, vou adorar ouvir a sua opinião!

Nos acompanhe pelo Facebook e não perca nenhuma novidade!

Fotos: Thiago & Camila Fotografia

Previous Post Next Post

Posts relacionados