Rotina casamento casal dia a dia (2)
Vida a dois

Como a tão temida rotina nos livrou da falta de tempo no nosso casamento

Cresci ouvindo o jargão: “saia da rotina”. Na minha cabeça se firmou a ideia de que entrar na rotina fosse algo negativo, coisa de gente velha, sem criatividade, que não corre atrás dos seus sonhos. Quantos preconceitos para uma só palavra. Então, minha vida toda fiquei fugindo da tão temida rotina.

Depois que eu e o Robert casamos, nunca tivemos esse problema de estar na rotina. Todo o dia é diferente e inusitado para nós.

Foi então que eu percebi começamos a viver um problema: falta de tempo. Vou te explicar o que a falta de rotina tem a ver com tudo isso

 

Não temos tempo para nada!

Esse parece ser o mal do século: nunca temos tempo para nada! Sempre fiquei pensando (e ainda me questiono muito sobre): como os casais com filhos conseguem viver? Nossa vida estava simplesmente uma loucura. Dormíamos tarde, acordávamos sempre atrasados, corríamos para todo lado para arrumar almoço, tomar um banho, se desse tempo tomávamos café da manhã e às vezes saímos de casa sem fazer o nosso culto familiar de adoração e agradecimento a Deus.

Esse agitação toda da manhã me deixava com os nervos à flor da pele, além da frustração por saber que estávamos atrasados e que eu deixei de fazer algo importante antes de sair de casa.

À noite, nunca chego em casa na mesma hora. Às vezes o Robert fica em casa comigo, às vezes precisamos resolver algo, às vezes tenho curso de inglês, às vezes tenho academia, ou seja, nunca é igual. Nunca conseguia me organizar com almoço, tarefas domésticas e outras coisas que preciso fazer. Então dormíamos tarde, acordávamos atrasados e o ciclo doido se repetia.

Eu queria ter o controle da situação, mas percebia que a cada dia o perdia mais. Sentia-me instável e insegura com essa maré louca de atividades e chateada comigo por não conseguir cumprir com todas as minhas tarefas. Insatisfeita com tudo isso, meu humor só piorava.

 

Quando a tão temida rotina se tornou a nossa salvação

Nesse meio tempo, eu li dois posts que falavam sobre ter uma rotina. O primeiro era sobre ter uma rotina matinal e como isso mudou a vida da pessoa (você pode conferir a versão em inglês no Medium). O segundo não lembro exatamente onde vi, mas era uma tabela de planejamento semanal, com tarefas diárias.

Foi então que a ficha começou a cair: se para uma empresa funcionar bem, ela precisa de organização, comunicação e planejamento, a minha casa também precisa disso.

Sentei e comecei a delimitar tarefas para a minha rotina diária. Em uma folha de papel, escrevi tudo o que eu queria fazer antes de dormir e tudo o que eu queria fazer de manhã ao acordar.

Como as minhas noites em casa são sempre diferentes, criei uma rotina noturna mais curta (quando eu chegar tarde e cansada em casa) e uma rotina mais longa (para quando eu tiver mais tempo).

De manhã é o que mais tem funcionado para mim. Agora sei que horas preciso acordar para que dê tempo de fazer tudo o que preciso. As tarefas de casa se tornaram mais leves, porque eu e o Robert dividimos os trabalhos e ele também sabe o que precisa fazer.

Ainda precisamos de alguns detalhes para acertamos bem o nosso ritmo, mas o que tenho a dizer dessas algumas semanas que temos uma rotina estabelecida: tem sido maravilhoso.

Rotina casamento casal dia a dia (1)

Café da manhã especial, porque a melhor parte do dia é quando estamos juntos!

Meu humor melhorou muito, consigo fazer mais coisas em menos tempo (porque agora não preciso gastar tempo para decidir o que irei fazer e como irei fazer, já que só preciso ler um papel que me diz) e o sentimento de dever cumprido é muito maior. Quando saio de casa, tranco a porta e respiro fundo para mais um dia de trabalhos.

Eu tenho uma vida profissional muito intensa e nem por isso quero deixar de curtir os meus momentos no meu lar. Organização e planejamento mudam tudo, tenha certeza! Melhor do que isso, só uma diarista. Quem sabe, hein?! haha.

 

Dê o primeiro passo e escreva uma rotina para você

Não fique confusa e com medo de ter uma rotina. Faça um teste e veja se isso vai funcionar para você. Eu já percebi que algumas coisas que coloquei na minha rotina não estão encaixando muito bem, mas nada me impede de reformular ela, até que eu chegue em algo perfeito para mim e para o Robert.

Não deixe que o seu casamento fique uma loucura, por falta de tempo. Falta tempo para fazer as tarefas domésticas e daí começa a falta tempo para outras coisas, como dar carinho, amar, rir, comer pipoca.

Rotina casamento casal dia a dia (1)

As minhas melhores lembranças é ao lado do Robert. Ele sabe como me fazer feliz! São viagens, comidinhas, abraços que com amor se tornam inesquecíveis.

Planeje-se. Se precisar sair da rotina: saia. Se o planejamento não der certo, mude! Só não vai fazer como eu: fiquei “doida” nessa correria por um bom tempo, mas não fiz nada para mudar. As coisas estão entrando nos trilhos e como é bom sair de casa de manhã, mais leve, sorrindo e traçando planos com o amor da minha vida.

E vocês gostam de rotina? Ou a vida é uma loucura, cheia de atividades? Contem para mim, vamos dividir experiências para ver o que podemos melhorar a correria dessa vida! (Se alguém quiser ver a minha rotina no papel, só me pedir aqui nos comentários que posso enviar para vocês!)

Gostou do texto? Compartilhe e me ajude a alcançar mais donas-de-casa, recém-casados, namorados e quem puder gostar desse texto :).

Previous Post Next Post

Posts relacionados

  • ap202blog

    Jana, gostei dessa definição! “O equilíbrio está em uma rotina saudável/pensada e em deveres que devem ser realizados de tempos em tempos.” Acho que poderíamos até fazer uma lista de tarefas gerais e uma meta de data para cumpri-las. Assim fica até mais fácil encaixar na agenda! Beijinhos para vocês casal lindo! <3 E temos que marcar uma jantinha aqui no AP, viu!

  • Dayana Machado

    Muito bom o texto!!

    Minha vida é uma loucura, trabalho de turno.. a cada dois dias meu horário de serviço muda!! Ou seja minha vida é programada até um certo ponto, mas não tenho liberdade de ter os dias que quero para poder estar com meu marido, amigos e família.. Ele trabalha e estuda a noite… ou seja nos resta pouco tempo… E esse tempo que temos é aproveitar da melhor maneira possível, a sós, com os amigos, com a família, com a igreja… Me sinto às vezes desorganizada e as vezes o mês acaba e pronto, vejo que não foi suficiente para aquilo que planejava…Realmente quem tem filhos eu admiro muito, ainda não estou preparada para esse desafio!!.. rsrs.. Texto de muita importância e reflexão!!! beijos

    • ap202blog

      Dayana, acho que toda mulher passa por essa crise, não é verdade? Mas com o tempo, aprendemos a enfrentar cada desafio. Dividindo experiências e aprendendo a não dar tanta importância para os pequenos detalhes! O Bom que mesmo nessa loucura, vc tem encontrado um tempinho para vocês dois. Isso é muito importante! Muito amor para vocês e que Deus cuide de vocês como família! Beijos <3

  • Adorei! é bem isso mesmo.. eu amo rotinas!