mudar de pais intercambio dublin irlanda europa
Viagens, Vida a dois, Vida na Irlanda

5 motivos para fazer intercâmbio e morar em outro país

Muitos brasileiros sonham em morar em outro país ou em viajar para conhecer o exterior. De fato, existe uma aura de beleza nas fotos em frente a pontos turísticos como, por exemplo, a Torre Eiffel (Paris) e o Big Ben (Londres). Mas será que tudo isso é real? Será que vale a pena mudar para outro país?

Estamos morando em Dublin, Irlanda, e desde que chegamos aqui temos vivido momentos inesquecíveis. Eu separei 5 motivos que valem a pena uma mudança de país e de vida. Vai encarar?

1 – Aprender inglês ou um outro idioma

A imersão é uma das melhores maneiras para se aprender inglês ou um novo idioma.

Imagine que você precisa fazer compras no mercado, pedir uma informação, conversar com amigos, tudo em um idioma diferente… Você irá se forçar a falar e a desenvolver a sua conversação. Além disso, ouvir novas palavras e repeti-las ajudarão a fixá-las, aumentando assim o seu vocabulário.

mudar de pais intercambio dublin irlanda europa

Como perguntar em inglês o preço de um cupcake em uma feira? Eu aposto que você vai aprender!

É claro que tudo isso não acontece da noite para o dia. Você vai precisar estudar, relembrar e ter paciência para então ver os resultados. O fato é que estar em outro país vai ser um forte empurrão nesse processo todo!

Dica do AP202: se aprender ou melhorar o inglês é uma das coisas que interessa você, que tal dar uma olhada no canal do Youtube SmallAdvantages? Gavin é um gringo dos Estados Unidos que dá dicas bem legais de inglês. Eu curto e indico 🙂

 

2 – Qualidade de vida

Morar em um país desenvolvido tem as suas várias vantagens. É no dia a dia que você vai sentir as sutis mudanças que fazem toda a diferença.

Uma das coisas que eu mais gosto aqui em Dublin é pedalar pela cidade, seja sozinha ou na companhia do Robert.

mudar de pais intercambio dublin irlanda europa

Passeio de Bike com os nossos amigos Thiago e Camila. Eles também aprovaram esse meio de transporte.

Em Joinville (SC) tínhamos bicicleta, mas toda vez que eu decidia ir de bike para o trabalho eu quase morria de medo. As ciclovias acabam do nada, os carros não respeitam, as ruas são muito esburacadas, além de outros problemas. Mas aqui você não faz ideia de como é bom não precisar ficar horas no trânsito, apenas voar com a bicicleta por ruas arborizadas e passar pela ponte com vista pelo rio. Tão tão delicioso e, é claro, é mais barato e nosso bolso agradece! O transporte público por aqui funciona de verdade e você tem várias opções: trem, ônibus, Luas (uma espécie de metrô só que acima da terra).

Além do transporte público, aqui o seu dinheiro vale mais, nada de inflação. No mercado, com centavos você compra coisas! Com 5 euros você pode comprar uma refeição completa! Sem falar das viagens que você pode fazer sem gastar muito.

Para mim qualidade de vida é isso: ter tempo para curtir com o Robert, sem se sentir extremamente cansada ou estressada. É chegar em casa, ter tempo para cozinhar o jantar e ainda sentar no sofá para assistir algo. É relaxar sem se sentir sobrecarregado!

 

3 – Viajar para vários países

Como eu disse acima, aqui é possível viajar com pouca grana! Talvez tenha até pessoas que olham as nossas fotos no Instagram e pensem: nossa, esses estão bem de vida, só viajando.

É, não é bem por aí… Viajamos sim, mas isso não quer dizer que estamos nadando no dinheiro.
O que temos feito é cortar as saídas para restaurantes e qualquer gasto desnecessário para comprarmos passagens baratas para outros países.

mudar de pais intercambio dublin irlanda europaE quando digo que são baratas é porque são baratas mesmo, as famosas companhias aéreas LOW COST (baixo valor). A RYANAIR, por exemplo, é uma dessas empresas que têm promoções de passagens por 10 euros, ou seja, com 20 euros é possível ir e voltar de um país.

Dica do AP202: sabia que nós temos um canal no Youtube onde compartilhamos vídeos e vlogs das nossas viagens? Que tal dar uma espiada, eu prometo que vale a pena 😉

 

4 – Ter contato com uma cultura diferente

Você quer ver o mundo de uma maneira diferente, pensar fora da caixa e ser criativo? Nada como ter contato com uma cultura diferente (ou vários outras culturas, quando o país tem muitos imigrantes).

Essa é uma experiência muito legal! Por exemplo, eu aprendi a curtir a gastronomia mexicana, francesa, japonesa, italiana.

mudar de pais intercambio dublin irlanda europa

Comida delícia da França, lugar maravilhoso!

mudar de pais intercambio dublin irlanda europa

Ainda na França, os famosos e deliciosos crepes.

Mas mais do que só apenas a comida… você começa a entender outras maneiras de ser e se colocar no lugar das pessoas, desconstruindo certos estereótipos. Você passa a entender o porquê da maneira de ser de um povo, suas histórias, sofrimentos e alegrias. Isso ajuda no desenvolvimento de talentos sociais, como flexibilidade para aceitar as diferenças e conviver com elas. Esses pontos podem ajudar até mesmo na sua carreira profissional. Legal né?!

5 – Descubra novos hobbies e interesses

A mudança para outro país é também uma jornada de descoberta e encontro pessoal. Quando você abre mão de um emprego, de estar perto da sua família, de uma casa mobiliada e vai para o incerto, o novo, muitas vezes você vai se questionar se essa foi a decisão certa, vai chorar, vai ter crises. Talvez esse seja o lado da história que as pessoas não falam muito.

É aí que começa um autoconhecimento: a alegria nas pequenas coisas, descobertas de novos hobbies e atividades que dão prazer, novos cursos, novos idiomas, novas maneiras de ver a vida. Talvez até mesmo uma mudança de carreira. Uau, quem diria. Coisas que você nunca descobriria se tivesse continuado com a sua vida do jeito que estava em seu país.

mudar de pais intercambio dublin irlanda europa

A gente aprende a gostar de novas coisas, se descobre, se reecontra.

Você vai ter a oportunidade de colocar as cartas na mesa diante de si mesmo, avaliar o que precisa ser mudado e potencializar os seus talentos, criando uma versão ainda melhor de você mesmo. Total loucura né?

E aí, o que você acha desses motivos para mudar de país? Pode falar com total sinceridade aqui para mim, acha que valem a pena?

Se você se convenceu, que tal descobrir o que é preciso fazer para morar na Irlanda?

Bye bye, see you guys.

Foto de capa: Thiago e Camila Fotografia.

Previous Post Next Post

Posts relacionados

  • Valeuuu, mto legal novas experiencias. Amo!

    • ap202blog

      Obrigada!!! <3