casa conforto decoracao paz criatividade
Bem-estar, Decoração, Vida a dois

5 dicas para transformar a sua casa em um ambiente confortável e criativo

O nosso dia a dia é corrido, não há como negar. Temos tantas tarefas, tantos desafios! Acordamos, tomamos café da manhã, corremos para o trabalho. No notebook ou no celular deslizamos por minutos a barra de rolagem do Facebook admirando fotos de viagem, comidas, praia, piscina e sonhamos em estar naquele lugar, naquele momento.

Aí voltamos para a longa lista de tarefas do dia e quando vemos, já é hora de enfrentar o trânsito e voltarmos para casa, desabar no sofá, beliscar uma janta, tomar um banho e dormir, para começar tudo novamente no outro dia.

Uau, lendo essa descrição dá até uma agonia né? Vontade de quebrar a rotina, pedir demissão, se jogar em uma viagem, começar algo novo, aprender um novo hobbie.

largar trabalho viagem intercambio
Claro que isso parece muito bom, mas também sei que a vida real não é bem assim. Precisamos comprar comida, pagar o aluguel e por aí vai… Não dá para simplesmente jogar tudo para o alto. Aliás, essa vida perfeita que a gente vê na internet não é real!

Eu diria que nisso tudo o equilíbrio é a sabedoria. Mescle tarefas que você ama com algumas não tão legais assim. Exercícios físicos, descanso, alimentação leve, ar puro, reflexão também trazem boas sensações e ajudam dissipar o stress.

Equilíbrio é também ser firme na hora de dar um basta em situações que são abusivas e que você não aguenta mais, mas também ser paciente e persistente para vencer os desafios da vida.

E onde quero chegar com toda essa conversa? Queria que você buscasse esse equilíbrio!
Uma boa maneira de alcançar isso é fazer da sua casa ou o seu quarto um lugar aconchegante, como um recanto de paz. Um lugar onde você pode ter momentos de reflexão consigo mesmo, onde você pode avaliar os seus valores e onde você pode traçar metas e objetivos. Além disso, um lugar para ler um bom livro ou para desenvolver novos hobbies.

Como fazer da sua casa um lugar criativo e ao mesmo tempo um recanto de paz?

1 – Pense na iluminação

Iluminação correta é essencial para criar um ambiente confortável e agradável. As luzes precisam se adaptar com as necessidades de cada ambiente. Cozinhas e banheiros, por exemplo, pedem por uma iluminação mais clara. Já as salas e quartos podem ter uma iluminação geral e spots com iluminação indireta, para criar um clima gostoso no espaço.

E se você não tem grana para investir em uma iluminação cara ou para pagar alguém que realmente entende do assunto, faça como eu e o Rob…Nós compramos luminárias e abajur para o quarto e usamos só elas quase que o tempo todo. Além disso, distribuímos velas pelos espaços do quarto, que são muito gostosas para os dias mais frios e deixa os ambientes mais intimistas. Foram pequenas mudanças que fizeram muita diferença.

iluminacao luz casa mudanca viagem

2 – Separe um cantinho para você criar (homeoffice)

Ter um espaço especial para estudar e criar coisas novas é essencial no processo de desenvolver novos talentos. Esse homeo ofice é uma motivação para sair da rotina e começar algo novo.

No seu cantinho especial foque em duas coisas: organização e motivação. Para organizar, utilize gaveteiros, porta-documentos, caixas etiquetadas, porta trecos… Para motivar, tenha canetas coloridas, pincéis, sketchbook e o que mais achar necessário para os seus hobbies.

homeoffice luz casa mudanca viagem

 3 – Plantas em todo o lugar – Urban Jungle

As plantas trazem vida e cor aos ambientes. Eu amo vê-las se desenvolvendo, novas folhinhas nascendo e às vezes até mesmo flores desabrochando. Com elas eu desenvolvo uma relação de dependência: eu preciso delas e elas precisam de mim.

Existe um termo que está se tornando conhecido entre os decoradores e designers: urban jungle. Na tradução literal do inglês, essa expressão significa floresta urbana. O seu conceito é trazer para dentro das moradias o verde das plantas. O resultado é um ambiente cheio de paz que lembra uma pequena floresta.

A grande vantagem das plantas internas (e aqui vai uma dica para animar você): essas plantas são fáceis de serem cuidadas, pois a maioria delas precisa de pouca água e luz indireta da janela já é o suficiente.

urban jungle plantas luz casa mudanca viagem

4 – Som ambiente

Uma das coisas que mais me fazem relaxar é chegar em casa, diminuir a luz do ambiente e ligar a minha caixinha de som com uma playlist bem calminha. Músicas tem esse poder de mexer com as nossas emoções e podemos usar isso em nosso favor. Após um longo dia de trabalho, tome um banho quentinho e ligue uma música agradável. Você verá que isso ajuda a dissipar o stress.

Minha playlist favorita no Spotify e uma das que mais tenho escutado é a Relax and Unwind.

5 – Limpeza, organização e ventilação

Uma casa e quarto bem limpos, organizados e arejados nos deixam mais leves, menos estressados e mais saudáveis.

Comece desenvolvendo o hábito de arrumar a sua cama todos os dias. Nada como chegar em casa e encontrar a cama arrumada, esperando por você! Camas bagunçadas trazem a sensação de uma vida bagunçada e após um dia estressante a sensação negativa pode só aumentar.

Além disso, você já parou para observar quantos objetos e roupas que estão acumulados na sua casa, juntando pó, ocupando espaço e que você nem usa? Está na hora de fazer uma limpeza, desapegar, doar, criar mais espaço de respiro na sua vida. Deixe de lado tudo o que só é um peso, que não faz mais parte de você e que não tem mais utilidade.

Talvez essa seja uma das tarefas mais difíceis de se cumprir, mas quando você colocar em prática você vai ver a diferença que trará para a sua vida e acabará que se tornando um hábito.

organizacao casa mudanca viagem

Com essas dicas e inspirações, eu estou imaginando a diferença que isso pode fazer na sua vida!

Em resumo, o que você pode fazer para mudar a harmonia da sua casa e/ou do seu quarto:

1 – Capriche em uma boa iluminação
2 – Tenha um espaço para o seus momentos de criação e trabalhos manuais
3 – Coloque plantas pelo ambiente
4 – Ouça músicas relaxantes
5 – Doe o que não faz mais parte de você e mantenha a organização

Mãos à obra?!

Previous Post Next Post

Posts relacionados